FANDOM


The Sims Wiki Logo
Caso GuiRaupp
Envolvidos
GuiRaupp, AtMisaelChannel, Mar99 wiki, XBruniinha, PlayerMaa, Alice Morato, TheQueenSindel, SimDu, João PDF, MorgaineLeFay, EiSSy, 8Phaby8
e outras 74 contas falsas de GuiRaupp (destacando-se: Fregorefica, Live666, Maria100%Brasileira, IWannaBeSatanOficial e CreusaComDown).
Duração
Novembro de 2013 – Maio de 2014
Eventos Relacionados
Tratado de Paz · Fim da The Sims Wiki
Consequências
Banimento global de GuiRaupp e surgimento de inúmeras contas falsas.
Status
Concluída
Cronologia de
Revoluções e Eventos
← Anterior
Revolução de Janeiro de 2014
Seguinte →
Eleições

O Caso GuiRaupp corresponde a uma série de acontecimentos causadas pelo atualmente banido ex-usuário da The Sims Wiki e The Sims Fanon Wiki, GuiRaupp. Começa com brigas diárias, causadas pelo mesmo. Os motivos das brigas tinham início geralmente com algum moderador do chat, quando esse confrontava GuiRaupp ou GuiRaupp o confrontava e todo chat era mobilizado.

Como se não bastasse, num período em que GuiRaupp esteve banido do chat, esse revoltou-se e vandalizou várias páginas da The Sims Wiki, resultando no seu banimento da wikia, impossibilitando-o de criar novas contas e editar páginas. Fóruns foram criados por este, com o propósito de exigir o conhecimento do motivo de seu banimento e/ou pedir/exigir "desbanimento".[1][2][3]

O caso se tornou a maior polêmica na história da The Sims Wiki, com duração de mais de 6 meses.

Primeira fase (Novembro/2013 – Dezembro/2013)

GuiRaupp surgiu primeiro na The Sims Fanon Wiki como contribuidor regular e cujas fanons tinham boa qualidade. Após algum tempo, ele migrou para a The Sims Wiki em si, onde, a princípio, conviveu pacificamente no chat. Após algum tempo, GuiRaupp passou a ser inconveniente no chat, inclusive postando repetidamente o emoticon "fezes", o que irritou a à altura inexperiente moderadora do chat MorgaineLeFay, que disse a Guilherme que o bloquearia caso ele postasse aquele emoticon novamente. GuiRaupp o fez, e por isso ela o bloqueou. Ele reagiu visitando perfis de vários administradores pedindo seu desbloqueio e alegando que fora banido apenas por postar um emoticon.

A briga se tornou cada vez maior, até que Feppered bloqueou o usuário da Wiki. AtMisaelChannel desbane GuiRaupp e as coisas pioram, por isto Feppered o bloqueia novamente.[4] Após muito insistir, GuiRaupp acaba sendo impossibilitado de mandar mensagens para o burocrata Mar99wiki, num debate que pegou fogo, é possível que tenha durado até uma hora, com a participação de MorgaineLeFay, Feppered e João.b, que entrou acidentalmente quando o burocrata Mar99 wiki confundiu-se e trocou os nicks de João.b e João PDS, que foi acusado de usar o termo "f*der", por GuiRaupp. Logo o burocrata trocou João_PDS por João.b, coisa que logo foi corrigida.

"Quanto ao emoticon, trata-se de boa conduta. Não é preciso dizer isso. São como normas de etiqueta. Ameaçar o uso de um outro IP ainda é grave, GuiRaupp. Já tivemos dores de cabeça com outro usuário que também insultou vários outros no chat, e já utilizou vários outros IPs. Estamos bem rígidos quanto à isso. Eu li todos os tópicos. E eu vi que você se revoltou quando João PDS utilizou um palavrão, mesmo que palavrões são tolerados, mas não de forma ameaçadora, como você usou."
Mar99 wiki
"Tá meus argumentos repetitivos são uma defesa que não se pode mudar. Se alguém questiona se você fez algo, e você não fez, você responde: Não, eu estava em outro lugar nessa hora. A pessoa volta a perguntar, você diz a mesma coisa. Isso não é claro?"
GuiRaupp

As aparições com o nome GuiRaupp pararam somente pós a última e mais sensata decisão do burocrata Mar99wiki, que finalizou dizendo:

"Lamento ter de chegar a esse ponto, mas continuar uma discussão onde NENHUM ARGUMENTO NOVO SURGE é estressante e fatigante. É uma pena."
Mar99 wiki

Segunda fase (Dezembro/2013 – Janeiro/2014)

Após isso, GuiRaupp desapareceu. Dias depois de seu banimento, surgem os usuários XBruniinha e Fregorefica, que agora protagonizam uma nova cena no caso GuiRaupp:

Ambos começaram amigos, sem desconfianças. XBruniinha escrevia uma fanon sobre a amizade entre Fregorefica, ela e AmandaMM, que carece de fontes mais informativas. Sabe-se apenas que na fanon AmandaMM morreria e Fregorefica e XBruniinha teriam um caso. Fregorefica, após algumas mancadas, acabou dando a entender que era GuiRaupp, apesar de que uma das discussões mais sérias e próximas do banimento (protagonizada pelo mesmo e Feppered), a acusação apresentava falhas. O que Fregorefica declarava era verdade (um dos argumentos para defender-se da suposta falsa acusação de que era GuiRaupp, é que ele teria sido banido por IP o que impossibilitaria Fregorefica de ser ele), 8Phaby8 é quem havia lhe contado isso, logo que registrou-se e entrou no chat. Ainda sim, incapaz de entender, Feppered não aceitou a explicação de Fregorefica sobre o fato de saber tanto sobre GuiRaupp e seu banimento. xBruniinha, que já declarava-se advogada de seu amigo Fregorefica, defendeu-o com unhas e dentes, sem saber que estava completamente errado(a).

Após algum tempo, (esse artigo carece de informações completas) Fregorefica declarou que a fanon de xBruniinha era chata e entediante e que ele não a leria (por algum motivo não documentado a amizade deles já havia esfriado), isso causou uma briga maior entre ambos e Fregorefica acusou xBruniinha de ser GuiRaupp, sentindo-se pressionada, ela sofreu da desconfiança de PlayerMaa (antigo Grémios Simmers) e João PDS (antigo João PDF), quando explodiu pedindo pra ser banida e falando alguns palavrões para ocasionar seu banimento.

Pós isso, foram reveladas várias mentiras de XBruniinha, o que só causaram mais desconfianças e a oportunidade de Fregorefica destruir qualquer argumento usado pela mesma. Pós isso, ela revelou-se ele: Avie Uzumaki (antigo Pedro Simmer), isso só deu mais a entender que ele era GuiRaupp; ainda sim, havia quem apoiasse Pedro e acusasse Fregorefica. O único usuário que então saberia da verdade era Ajdouble2, amigo de GuiRaupp, para quem ele contou toda a verdade logo que registrou-se como Fregorefica. Havia uma grande desconfiança da parte de todos, um fato interessante é que Fregorefica mostrou-se inativo durante o mesmo tempo que algumas páginas criadas por AmandaMM foram vandalizadas. Nerdetty acusou-o de ser o vândalo, assim como AtMisaelChannel que disse "a pessoa que fez isso está online agora". No entanto, Fregorefica/GuiRaupp se declara inocente em relação a estes vandalismos.

O nome Douglas foi dado ao fake Fregorefica, ainda no mesmo dia das falsas acusações. PlayerMaa e Nerdetty chamaram Fregorefica, a partir desse dia, de Douglas. Numa manhã, tudo acabaria: PlayerMaa e Nomeado eram os únicos no site, quando o fake de GuiRaupp entrou. Logo, sempre querendo causar brigas/discussões, Fregorefica confrontou Nomeado, declarando que todos os odeiam por lá e dizendo as coisas "horríveis" que falavam dele por lá, além de entrar num pequeno debate sobre o fato de que Nomeado deveria ter sido banido, caso tudo que falavam sobre ele fosse verdade. Enfrentou-o até não poder mais, surpreendendo PlayerMaa, que havia pedido que esse falasse sobre Nomeado somente no privado. GuiRaupp/Fregorefica, não deu ouvidos e enfrentou o suposto "ex-ditador".

Algum tempo depois, quando Player ficou offline, Fregorefica e Nomeado conversaram durante alguns minutos, normalmente, quando o fake sugeriu que esse agitasse as coisas na The Sims Fanon Wiki, é quando Nomeado fala sobre o concurso Miss Sim, que foi sugerido por GuiRaupp a AtMisaelChannel, sentindo-se " plagiado " o fake acabou revelando ser GuiRaupp, declarando não ter copiado a ideia do concurso da Les Sims Wiki. Com isso, acredita-se que Nomeado possa ter visto uma forma de se redimir com todos e tirou prints da conversa que ambos tiveram no privado, provando a suspeita de muitos e surpreendendo alguns. Guilherme declarou ainda ter mais três fakes pra usar e que havia um modo de burlar o sistema da The Sims Wiki.

Terceira fase e Live666 (Janeiro/2014 – Fevereiro/2014)

Live666 foi um dos fakes de GuiRaupp, no entanto, ninguém jamais declarou abertamente que desconfiava dele, até porque ele e Fregorefica ficavam online ao mesmo tempo e protagonizavam algumas conversas casuais. Live, como era chamado, era claramente um perfil falso cuja escrita era caracterizada por vários erros de digitação, que se assemelham à escrita de ClaritaDasChiquititas, outro também fake de GuiRaupp. Criou durante sua passagem pela The Sims Fanon Wiki a simsérie Creusa, que era notável por ter uma escrita horrível e certo humor. Dizia que Creusa ganharia o prêmio Melhor Simsérie do Mês.

Numa conversa com João PDS, Live666 apresentou uma perfeita ortografia e revelou-se para ele um troll, que só estava ali pra zoar. João então lhe fez a seguinte pergunta: "Então você é um fake?". GuiRaupp respondeu que não e que recém havia descoberto a The Sims Wiki.

Quarta fase (Fevereiro/2014)

GuiRaupp começou de um dia para o outro a vandalizar páginas da The Sims Wiki, The Sims Fanon Wiki e The Sims Wiki Arquivos, tendo deixado, antes de tudo isso, uma mensagem informando seus planos, pelo perfil LawrenceJesus. Com intenção de ser desbloqueado, em suas vandalizações, xingou todos os usuários e inventou histórias mentirosas, por ele alegando ser como "a verdade". Ele foi desbloqueado por MorgaineLeFay, pois assim, faria com que ele parasse de vandalizar as páginas.

Já no chat, no dia 8 de fevereiro, Mar99 wiki aceitou em tê-lo de volta, desde que não brigasse com mais ninguém ou vandalizasse páginas. Entretanto, ele voltou a meter-se em algumas pequenas brigas e discussões. No mesmo dia, retomou sua simsérie "Creusa", no mesmo estilo que Live666 fazia.

No dia seguinte da conversa no chat, GuiRaupp foi criticado sobre sua presença na wiki, já que sua reputação com os outros usuários era péssima. Alice Morato propôs, então, que GuiRaupp ficasse uma semana "em testes". Se ele voltasse a brigar com outros usuários, voltaria a ser banido. Mais tarde, por volta de terça-feira (11 de fevereiro), GuiRaupp foi banido da The Sims Wiki por um mês por Macherie Ana, membro da Comunidade Central da Wikia, a pedido de MorgaineLeFay.

Na noite de 12 de fevereiro, GuiRaupp esteve presente no chat da Comunidade Central Wikia, onde, segundo ele, queria voltar a ter contato com Avie Uzumaki (quem ele havia difamado com sua simsérie "Creusa"). Ele também começou uma discussão[5] no mural de Macherie Ana.

A discussão durou cerca de duas horas, aonde SimDu, TheFireShadow (novato vindo da Narutopédia, do qual GuiRaupp discutiu com) e também Mar99 wiki apresentaram suas opiniões. A discussão terminou quando Macherie ana voltou a pronunciar-se e fechou o tópico dizendo que quem continuasse a discussão seria banido também.

Quinta fase (Fevereiro/2014 – Março/2014)

Durante o banimento de GuiRaupp, o mesmo começou a relacionar-se com SimDu, e começaram a se considerarem amigos. Pouco antes do término do banimento de GuiRaupp, SimDu dedurou o usuário PlayerMaa para GuiRaupp. Foi tirado um print na hora que SimDu o dedurou. Sendo assim, quando entrou no chat, foi chamado de "traidor" pelo mesmo, e logo após, AtMisaelChannel entrou e mostrou o print tirado pelo mesmo. SimDu então decidiu que seria banido por um mês e deixou a mensagem no mural de Mar99 wiki, porém a decisão foi o banimento de 1 semana.

Enquanto isso, SimDu se comunicava com GuiRaupp por rede social. Uma semana se passou, e sendo assim, chega o término do banimento. GuiRaupp se comunicava por mensagem privada com SimDu, desconfiando que os outros tinham um chat reserva.

No dia 16 de março, foi descoberto por GuiRaupp o chat reserva, e foi diretamente falar com SimDu por mensagem privada logo assim que entrou. GuiRaupp falou que descobriu o chat por um "amigo", mas que não revelaria o nome, fazendo SimDu perguntar quem era. GuiRaupp negou dizer, e no meio disso, SimDu estava contatando as pessoas do chat a conversa também por mensagem privada. GuiRaupp notou que SimDu o traíra, e logo após tudo foi revelado no chat.

GuiRaupp começou a trocar de assunto, junto aos outros, e SimDu não deixou o assunto de lado. Em meio a discussão, SimDu revelou que xingou fortemente a usuária Nerdetty pelas suas costas. Do mesmo jeito, Nerdetty o perdoou, mas SimDu optou por abandonar a The Sims Wiki, para o bem de todos. Já GuiRaupp logo disse que SimDu iria fazer essa saída parecido com Avie Uzumaki, que diria que "ain nunca mais volto", e coisas do tipo. SimDu logo então saiu, para provavelmente nunca mais voltar. Porém, voltou dias após, por causa de alguns usuários insistirem por sua volta.

No dia 20 de março, Macherie Ana baniu GuiRaupp e todas as suas outras contas indefinidamente.

Sexta fase (Abril/2014)

Guilherme foi capaz de retornar, supostamente usando um "camuflador de IP", através da conta Maria100%Brasileira no dia 21 de março. Inicialmente, ele se passava por uma fã da novela "Cheias de Charme". Logo, ele revelou ser GuiRaupp no chat privado de João PDF, que teria se aliado a ele secretamente nas últimas semanas.

MorgaineLeFay ficou chocada ao descobrir que PDF se aliou a Guilherme e que ele planejava encontrar uma maneira de desbani-lo, além de postar uma mensagem no mural de Macherie ana, acusando Morgaine de usar sua influência sobre os usuários [6]. Isto causou uma grande discussão no chat entre MorgaineLeFay, Mar99 wiki, GuiRaupp e João PDF. Morgaine apresentou algumas provas a PDF, com o intuito de provar que Guilherme não é inocente.

Mar99 discutiu com Gui, afirmando que ele é um imã de confusões e que só causou brigas e separações desde que ele apareceu na Wiki. Morgaine então se despediu do chat, alegando que não iria mais voltar e disse que estaria "disponível no Facebook ou editando". Mar99 wiki continuou discutindo com GuiRaupp por um certo tempo, até que ele se despediu de todos e pediu a Guilherme que não o procurasse mais para resolver seus problemas. Em tom de ironia, Guilherme disse que iria ao mural de Panerai, o outro burocrata da Wiki.

Ao perceber toda a confusão, João PDF retirou sua mensagem do mural de Macherie ana, supostamente tentando "reformula-la". Quando Guilherme percebeu, começou uma discussão com PDF, chamando-o de traidor, falso e mentiroso. João tentou explicar o que planejava, mas Guilherme ainda assim o chamava de traidor. Com isto, PDF começou a atacar Gui, dizendo que ele "simplesmente acusa sem ao menos saber o que as pessoas planejam". No fim da discussão, a conta que Guilherme estaria usando acabou por ser banida infinitamente do chat por João PDF. Porém, a conta não foi bloqueada da Wiki. Após a discussão, PDF resolveu "dar um tempo" para a Wikia e se dedicar à The Sims Wiki e a Narutopédia.

Mais tarde, Guilherme postou inúmeros prints no mural de Macherie ana, acusando basicamente todos os envolvidos no caso de ofendê-la[7]. Macherie ana então deletou todos os prints, que em sua maior parte eram inofensivos, e fechou o tópico.

Após isto, Guilherme ainda entrou no chat usando alguns perfis falsos, floodando e ofendendo usuários, principalmente MorgaineLeFay e AtMisaelChannel. Guilherme então desapareceu brevemente.

Sétima fase (Maio/2014)

GuiRaupp apareceu algum tempo depois com a conta Capucci Gucci, onde frequentou mais o chat. Os usuários, já acuados, começaram a fazer perguntas sobre o mesmo, que fingiu-se surpreso. Entretanto, Mar99 wiki acalmou os ânimos e tentou encerrar os questionamentos, embora ainda acreditava que Capucci Gucci poderia ser um fake de GuiRaupp. Entretanto, foi descoberto que o mesmo era GuiRaupp e foi imediatamente banido.

GuiRaupp voltou a The Sims Wiki no dia 14 de maio de 2014, com uma conta falsa, chamada IWannaBeSatanOficial. Tinha inicialmente aparecido na The Sims Wiki e no chat, percebeu o link do bate-papo da Wiki Naruto, onde foi convidado por Saiken Uzumaki até o chat da TSW. Causou um pequeno alvoroço, pois foi acusado de fake de Fwy, um usuário da Wiki Naruto. Foi inclusive até banido.

Durante seu tempo de bloqueio, com sua conta no Facebook de nome Carlos Interessa, mostrou sua indignação relativa ao bloqueio supostamente injusto.

IWBS = GuiRaupp

Ajdouble2 entrega a real identidade de IWBS.

Foi reclamar no mural de Mar99 wiki e MorgaineLeFay sobre o seu banimento, e de tão insistente, foi desbloqueado. Passou três dias categorizando e editando páginas (na maioria, categorizando).

Foi descoberto, no dia 18 de maio, que IWBS era GuiRaupp por meio de uma conversa entre Ajdouble2 e ele, pelo Facebook. No mesmo momento, ele foi bloqueado. Ajdouble2 também o foi, pois já era suspeita de épocas atrás que ele ajudava GuiRaupp a esconder os fakes que criava e forjava um relacionamento falso com Nerdetty, a pedido do mesmo, o que causou a indignação de todos os usuários.

Oitava fase e Tratado de Paz (Maio/2014)

Após o banimento de IWannaBeSatanOficial, GuiRaupp fez uma proposta aos administradores. Ele criaria uma conta que seria usada na The Sims Fanon Wiki e na própria The Sims Wiki Arquivos, mas continuaria bloqueado e impossibilitado de acessar a The Sims Wiki. Após algumas discussões sobre o assunto, o tratado foi aceito, e Raupp passou a usar a conta CreusaComDown para criar simséries.

Nona fase, quebra do Tratado e "fim" da The Sims Wiki (Junho/2014)

No mês de junho, Saiken Uzumaki propôs um plano ousado aos administradores, com o objetivo de se livrar definitivamente de GuiRaupp. No plano, uma briga entre os burocratas seria forjada, e eventualmente, ocorreria o abandono total na Wiki. Durante este "abandono", era esperado que GuiRaupp vandalizasse o máximo possível, o que ele, de fato, fez. Logo após o abandono, um código seria usado para "bagunçar" o layout da Wiki e impossibilitar qualquer tipo de edição, provavelmente desanimando Guilherme e levando-o a abandonar a Wiki.

Inicialmente recusando o plano, os administradores mais tarde concordaram. Guilherme agiu como o esperado, eventualmente lidando com o layout bagunçado, que o impediria de vandalizar. Logo após a saída de Raupp, o layout foi reestruturado e os vandalismos revertidos. Desde então, as visitas de Raupp se tornaram cada vez menos frequentes.

Pós-Caso GuiRaupp e Época Div4Dora (Fevereiro – Novembro/2015)

Guilherme desapareceu da wiki até fevereiro de 2015, quando ele decidiu infringir o bloqueio novamente e tentar reaproximar-se dos velhos (e mais recentes) usuários por meio da conta Div4Dora, onde mais tarde afirmou que estava sendo ele mesmo. Tornou-se amigo de RosaMafalda17, Cris Mattos, João Helamã e outros poucos usuários, embora não tenha sucedido em cair nas graças dos velhos usuários.

GuiRaupp manteve a fachada até o fim de novembro de 2015, quando decidiu se revelar para um usuário, que logo informou Mar99 wiki. Depois de uma breve conversa civilizada, Mar99 wiki negou a volta de GuiRaupp à wiki, embora não tenha o proibido de contatar os usuários com quem tenha feito amizade. GuiRaupp respeitosamente aceitou a decisão e atualmente não há indicações de que GuiRaupp possa voltar. Esta época é independente do Caso GuiRaupp uma vez que os ataques contínuos já haviam cessado.

Galeria

Referências

Wiki-wordmark
História da The Sims Wiki
Eventos · Revoluções
Criação · Época de Expansão · Explosão de Novos Usuários · Rixa Aster09-Nomeado · Evolução Simmers 2013 · Revolução de Agosto de 2013 · Revolução de Outubro de 2013 (Reunião do Dia 02) · Revolução de Janeiro de 2014 · Caso GuiRaupp (Tratado de Paz · Fim da The Sims Wiki) · Eleições · Crise Pós-GuiRaupp · Reunião de Agosto de 2017

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória